VLADIMIR PUTIN ACUSA A UCRÂNIA DE TENTAR EXPLODIR O GASODUTO RÚSSIA-TURQUIA E USA MÍSSEIS BALÍSTICOS PARA ATACAR 8 REGIÕES
Subiu ainda mais o nível de tensão entre a Rússia e a Ucrania. O presidente Vladimir Putin disse hoje (10) que a Ucrânia realizou atos terroristas contra a Rússia e que o país rival estaria tentando explodir o gasoduto TurkStream. Putin prometeu reagir com força se a ideia ucraniana continuar. Um ataque ao gasoduto possivelmente envolveria a Turquia na guerra. O presidente russo disse que Moscou lançou ataques de mísseis de longo alcance contra a infraestrutura de energia, militar e de comunicações da Ucrânia nesta segunda-feira, em retaliação a um ataque a uma ponte vital que liga a Rússia à península anexada da Crimeia, no fim de semana. “É óbvio que os serviços secretos ucranianos ordenaram, organizaram e executaram o ataque terrorista destinado a destruir a infraestrutura civil crítica da Rússia”, disse Putin.
As autoridades ucranianas comemoraram após a explosão, mas Kiev não reivindicou a responsabilidade. “Através de suas ações, o regime de Kiev se colocou em pé de igualdade com os mais odiosos grupos terroristas internacionais. É simplesmente impossível deixar crimes desse tipo sem resposta”, disse Putin, em discurso de abertura em uma reunião de seu Conselho de Segurança. Ele também acusou a Ucrânia de tentar realizar um ataque contra uma usina nuclear na Rússia e contra uma das seções do gasoduto TurkStream que transporta gás natural da Rússia para Turquia e mais adiante para a Europa: “Eles cometeram vários ataques terroristas e tentativas de crimes semelhantes contra instalações de energia elétrica e infraestrutura de transporte de gás em nosso país, incluindo uma tentativa de explodir uma das seções do sistema de transmissão de gás TurkStream. Tudo isso é comprovado por evidências imparciais, incluindo o testemunho dos próprios perpetradores detidos desses ataques terroristas”.
A Rússia e a Turquia lançaram formalmente o TurkStream em janeiro de 2020. O gasoduto, que permite que Moscou contorne a Ucrânia como rota de trânsito para a Europa, transporta gás natural russo para o sul da Europa através do Mar Negro e da Turquia. Ele tem uma capacidade anual de 31,5 bilhões de metros cúbicos (bcm) e consiste em duas linhas offshore de 930 quilômetros (577,88 milhas) e duas linhas terrestres separadas com 142 e 70 quilômetros de comprimento. A primeira linha com capacidade de 15,75 bcm destina-se ao fornecimento aos clientes domésticos da Türkiye. O downlink para Türkiye transporta gás para vários países europeus, incluindo Sérvia e Hungria.
Cidades em toda a Ucrânia ficaram sem energia ou água e várias pessoas foram mortas em ataques com o ataque dos mísseis russos em mais de uma dúzia de cidades ucranianas na manhã de hoje. O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que “Putin é um terrorista que fala com mísseis”. Onze grandes metas de infraestrutura foram atingidas em oito regiões, deixando partes do país sem energia, água ou aquecimento.
“Se continuarem as tentativas de realizar atos terroristas em nosso território, as respostas da Rússia serão duras e em sua escala corresponderão ao nível de ameaças criadas para a Federação Russa. Ninguém deve ter dúvidas sobre isso.” Ele repetiu sua afirmação de que a Ucrânia e seus apoiadores da OTAN estavam por trás de rupturas ainda inexplicáveis nos gasodutos Nord Stream, que vão da Rússia à Alemanha sob o Mar Báltico. “Todos conhecem o beneficiário final”, acrescentou Kuleba.
Deixe seu comentário